terça-feira, 6 de abril de 2021

PESQUISA TPesquisa XP/Ipespe MOSTRA QUE LULA É HOJE A MAIOR ESPERANÇA DO POVO BRASILEIRO.

 


TPesquisa XP/Ipespe


DESAPROVAÇÃO DE BOLSONARO CONTINUA CRESCENDO. LULA ULTRAPASSA E GANHA NO 2º TURNO

Uma nova rodada da pesquisa XP/Instituto Ipespe, foi publicada hoje e mostra nova deterioração do governo Bolsonaro e queda na sua aprovação. Também mostra pela primeira vez que Lula sobe e ultrapassa Bolsonaro no 1º turno se a eleição fosse hoje. Num 2º turno Lula ganha de Bolsonaro. Os dados mostram também uma crescente preocupação do povo com a economia, a pandemia e o desemprego. Cresce a crítica à institucionalidade.

Avaliação negativa de Bolsonaro sobe todo dia e chegou a 48% (era 45% há um mês atrás), enquanto despenca sua avaliação positiva, de 27% (estava em 30% há um mês atrás). Os que consideram o governo regular são 24% (não se alterou).

A gestão de Bolsonaro sobre a pandemia e sobre o governo de uma forma geral vem tendo aumento nas críticas: 60% desaprova é apenas 35% aprova. Cresce também a desaprovação dos prefeitos e governadores.

Chama a atenção o fato de que 65% desaprovam a condução da economia que “está no caminho errado”. Somente 22% consideram que a economia está no caminho certo.

Um dado interessante é o descrédito com o Congresso Nacional que atinge o pior índice nessa legislatura. Há 1 ano era 21% de ótimo e bom, e 32% de ruim ou péssimo. Hoje é de apenas 8% de ótimo e bom, e 48% de ruim ou péssimo.

A percepção sobre corrupção no governo também é alta. 46% consideram que vai aumentar e 23% que vai diminuir e 32% acham que vai ficar na mesma.

Lula tem 29% das intenções de voto ante 28% de Bolsonaro. Sergio Moro e Ciro Gomes vêm na sequência, com 9% cada. No levantamento anterior, de um mês atrás, Lula tinha 25%, e Bolsonaro, 27%.

Nas simulações de segundo turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% — na pesquisa do início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%.

O Ipespe fez 1.000 entrevistas por telefone. Especialistas criticam a eficácia desse tipo de metodologia, pois as pessoas entrevistadas ficam mais desconfiadas e receosas de responder por telefone do que presencialmente.

Chama a atenção, evidentemente, a aprovação de Bolsonaro na faixa de cerca de 1/3 da população, quando a Pandemia já matou 330 mil brasileiros e a fome flagela milhões e aumenta a miséria e desemprego. Mas é sempre bom lembrar que Bolsonaro usa a máquina pública federal para atender setores que lhe dão apoio: as milícias e setores militares, pastores evangélicos neopentecostais, empresários e mercado financeiro. Bom lembrar também que as redes de fakenews e robôs distorcendo a realidade, atacando os adversários e buscando tirar a responsabilidade do presidente e seu governo dos males que assolam a população continuam à toda velocidade.

A pandemia impõe limites severos para organização de protestos e alcance dos atos da oposição, como foi o último no dia 24/03. A deterioração é lenta e tende a crescer, porque a economia não dá sinais de melhora, muito pelo contrário e as crises, principalmente a da covid-19, só tendem a piorar. Mas o crescimento de uma preferência por Lula é uma realidade e dialoga com a construção de uma alternativa forte para derrotar Bolsonaro nas próximas eleições.

Simão Pedro Chiovetti, filósofo e mestre em sociologia, foi deputado estadual pelo PT/SP e secretário de serviços da gestão Haddad na prefeitura de São Paulo. Mora na Vila Carrão:






Um comentário:

  1. Um pequeno e grande comentário: Se as Eleições fossem Hoje, mas as eleições será em 2022. Para que possamos obtermos êxito, devemos ir para as Ruas, respeitando todos os protocolos de segurança para informar o povo brasileiro que temos um grande Projeto para o Brasil, portanto que eleger e defender a candidatura do Lula...

    ResponderExcluir

O PREÇO DO AMANHÃ A FICÇÃO MUITO PRÓXIMA DA REALIDADE

 QUANTO VALE SEU TEMPO   Quem nunca ouvi a expressão tempo é dinheiro? O Filme estadunidense O preço do Amanhã de 2011 apesar de ser de ficç...